Thursday, May 12, 2005

[this side of the river]

"Weep not mine eyes for the world you've not seen,
forever picture the world witnessed;
Weep not my feet for the ground you've not tread,
dance for the bit of dirt you've kissed;
Weep not my arms for the prince who never came,
hold those you've been blessed with;
Weep not my hands for the pottery never created,
caress the marks you've made;
Weep not my mind for the lessons forgotten,
relish in all the memories you gain;
And weep not my heart, please, weep not...
your beating is not in vain."
S.A.Z., 03.07.99

Ontem abri a caixa onde fui guardando algumas recordações que ao longo dos anos foram fazendo de mim o que sou... e surpreendi-me não só pelo peso da caixa mas, acima de tudo, pelo peso de tantas palavras que fizeram de mim porto para tantos barcos.
Tantos e tantos silêncios que foram tempestades.
Tantas e tantas coisas que fui recebendo de quem fui encontrando pelo caminho.
E lembrei tantos caminhos que um dia se uniram ao meu e que hoje seguem por direcções tão diferentes... e penso que é por isso que o coração insiste em bater de forma renovada a cada dia - porque entende melhor que eu que é pela promessa de cada nova ponte que nos faz atravessar para a outra margem, que o corpo não cessa de inspirar, como se fosse vida e não simplesmente ar aquilo que penetra os espaços que tenho dentro.
E o que não vi, os caminhos que deixei de percorrer, os abraços que não dei, as coisas que não criei, as lições que esqueci e as pontes - as que não construí, as que não quis percorrer, as que só eu ousei atravessar... Até o que se sonhou e não se viveu tem que partir um dia!
... porque sempre haverá coisas que nos lembram da força das palavras, sempre existirão momentos em que nos sentiremos perplexos pelas distâncias que se encurtaram, pelos lugares que de repente passaram a ser refúgios, pelas pessoas que inesperadamente se sentaram ao nosso lado - do lado de cá do rio.

"Eu fui devagarinho com medo de falhar, não fosse esse o caminho certo para te encontrar... fui descobrindo devagar cada sorriso teu, fui aprendendo a procurar por entre os sonhos meus. Eu fui assim chegando sem entender porquê... já foram tantas vezes, tantas assim como esta vez... mas é mais fundo o teu olhar, mais do que eu sei dizer - é um abrigo para voltar, ou um mar para me perder..." Mafalda Veiga

[Antes que o dia se transforme em noite... antes que a ousadia se dilua no medo de falhar... vou ficar um pouco aqui, sentada neste banco, detendo o olhar no que está deste lado do rio - pessegueiros em flor.]

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Passei por aqui e vi-te a ti!

May 23, 2005 at 4:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Can you write an essay or a story about lonely people? If so, mail me: helderpe@gmail.com

May 23, 2005 at 4:12 PM  

Post a Comment

<< Home